Projeto Dramaturgia para todos: Conhecendo os percursos, construindo narrativas

 

Gênero: Literatura

CRIAÇÃO LITERÁRIA EM PROCESSO COLETIVA E COMUNITÁRIA

 Dramaturgia para todos – Conhecendo Percursos, construindo narrativa

Apresentação do projeto 

Dramaturgia é comunicação e também educação. Dramaturgia é uma reflexão da vida, é o próprio homem. Dramaturgia é para todos, e pode ser aprendida por todos. Afirmo e confirmo isso como artista, comunicador e educador. Deste modo, construi um curso de escrita no formato de oficina interativa e participativa aos jovens e adultos

A ideia nasce numa perspetiva interdisciplinar e agregadora de educação, com o objetivo de motivar, desenvolver e disseminar o ato da leitura, da escuta social, da observação de mundo e da escrita como expressão de uma realidade individual e comunitária. Uma escrita que pode ganhar o formato literária para blogs, scripts para televisão, programas de rádio e para novas tecnologias.

A conscientização da expressão do Ser, através da criação e a produção de conteúdos num processo participativo, colaborativo e integrador, estimulando o despertar do senso crítico e observador do aprendente, o espírito criativo e autónomo e o debate de ideias e visão de mundo entre os participantes.

 

Como fazer

Cada oficina tem a duração é 32 (trinta e dois) horas, dividida em 05 (cinco) módulos, sendo 03 (três) aulas por semana de (02) duas horas cada, para jovens com a idade de 19 até 29 anos. Serão disponibilizadas 40 vagas para a comunidade da Barra do Ceará e seus arredores.

A oficina em um formato de laboratório formativo-teórico e prático-experimental traz o conteúdo programático abaixo descrito.

 

(i)               A Arte Milenar da Dramaturgia

ementa: Vamos trazer uma breve história do surgimento da dramaturgia e a constituição da escrita dramática na Grécia antiga e sua expansão pela Europa, o surgimento do ator e do autor, a origem do cenário, a alma da tragédia e da comédia, bem como o conceito de medida e desmedida na construção de um texto.

 

 

(ii)             Ferramentas da Escrita e suas especificidades

ementa: Vamos tratar basicamente dos sete fundamentos para escrever um texto (mensagem, problema, protagonista, mentor, intuição-ação e o final), bem como a descrição de movimento, intenção e nomes de personagens, tipos de diálogos (bumerangue, fragmentado, circular etc) e o conceito de situação e contexto.

 

(iii)           Mapeando meus mundos| Conhecendo meus percursos

ementa: Através de exercícios práticos em sala de aula, vamos perceber os elementos simbólicos, conceituais e vivenciais que fazem parte da memória sensorial, emocional e afetiva do aprendente e do estar social dele. O que é igual e o que é diferente no meu espaço comunitário e do outro.  

Basicamente vamos trabalhar aqui a escuta ativa individual e coletiva e o ato de partilhar sensações e sentimentos pela fala e pelo corpo.

 

(iv)           Construindo e escrevendo minha narrativa

ementa: As doze maneiras de começar uma cena e vencer a página em branco. Escrever o que pensa e observar a palavra escrita. O ritmo, a sonoridade e a palavra expressada (escrita, oral e corporal). O que há em comum ou não entre a palavra escrita, a palavra falada e a palavra expressada. Através de exercícios práticos em sala de aula, os aprendentes compartilham suas ideias e seus escritos em grupo.

 

(v)             Eu e o Mundo 

ementa: Vamos construir do e-book, produzir e gravar os 10 vídeos-monólogos dos aprendentes em um estúdio de TV, contendo a percepção de mundo e habilidade narrativa de cada um. A palavra escrita, a palavra falada, a palavra corporal e a expressão estética e visual. Os aprendentes também vão construir a cena e o cenário dos vídeos-monólogos.

 

Esta proposta de oficina “Dramaturgia para todos – Percurso e Narrativa” assenta-se na desmitificação a escrita, na compreensão do espaço de atuação social e na aproximação inter-relacional escola e comunidade na promoção de diálogo fecundo, enriquecedor e harmónico. Tal proposta busca desenvolver as práticas sociais de leitura do mundo e competências criativas mobilizadas num contexto comunitário integral, de modo a perceber, sensibilizar e reconhecer a língua como instrumento de expressão, comunicação, reflexão e objeto estético. Neste sentido, apresenta-se, então, um desafio motivador e gerador de aprendizagens eficazes e significantes, que coopere para a construção sociocultural de pessoas. Para esse efeito, o estudo da dramaturgia é fundamental, pois permite ver as relações do ser humano com o próximo, a sociedade e o mundo.

Assim diz o educador e filósofo francês Edgar Morin “o milagre de um romance, uma peça de teatro como de um filme, é, como mergulhando na singularidade de destinos individuais localizados no tempo e no espaço, revelar a universalidade da condição humana”.  Por tudo e algo mais o teatro, o cinema e a literatura são feito de ligações, de associações, de imagens, de sons e de pessoas. É disso que se trata esta proposta de oficinas: de filiações, de procurar e de estabelecer relações íntimas e coletivas e propor inclusões.  O ato da escrita é tão integrador e questionador, que propõe uma nova vida, uma vida renovada.

 

Esta proposta ainda visa motivar a pessoa por meio da arte da leitura e da escrita, expressando os seus anseios, desejos, frustrações, necessidades, sonhos, pensamentos e sentimentos múltiplos. Assim este curso propõe sessões presenciais, por meio de metodologias ativas, colaborativas e experimentais, na modalidade de oficinas com o intuito de aprender-fazendo e fazendo para saber. Os destinatários deste Percursos e Narrativas deverão ter como foco conceptual as suas preocupações, as suas inquietações, os seus sonhos e as suas ambições. O que está em jogo, portanto, é um convite ao pensar e à reflexão mediado pela arte da escrita e o exercicio de observação daquilo que está e acontece em mim e perto de mim e pode ser compartilhado com o outro.

 

Objetivos do projeto

Ø  Motivar, desenvolver e disseminar o ato da leitura e da escrita entre os participantes;

Ø  Exercitar a escrita, buscando novos autores na comunidade;

Ø  Permitir aos jovens participantes sua própria leitura de mundo, sua voz viva de expressão;

Ø  Fomentar a observação e a escuta ativa na comunidade da Barra do Ceará e seus arredores;

Ø  Integrar aluno, escola, comunidade e família; e

Ø  Produzir um e-book e 10 vídeos-monólogos que podem ser disponibilizados nas redes sociais e dispositivos tecnológicos digitais do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura.

Justificativa do projeto

Segundo os índices da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o crescimento do desemprego do Brasil e no mundo tem crescido vertiginosamente nos últimos anos devido a vários fatores, em especial o da educação. Isso agravado ainda mais com o choque sofrido nos anos 2019 a 2021 com a restrição do Covid 19. O cenário é preocupante porque muitos meninos e meninas têm abandonado a escola. Eles se sentem desmotivados com o conteúdo didático e pedagógico apresentado e distanciado de uma realidade local comunitária. Outro elemento que contribui para o “deserto educativo” é o desinteresse pela leitura e pela escrita, bem como o fato de que são jogados ao mercado de trabalho sem nenhum preparo técnico, emocional e psicológico. O resultado dos fatores somados acima gera um desequilíbrio social cada vez maior na escala de aprendizagem, e por sua vez, são “causa e consequência” de um círculo vicioso do câncer urbano social diagnosticado como pobreza e violência.

Também segundo um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano em parceria com o Governo do Estado analisando a situação do desenvolvimento humano em Fortaleza, tendo como base os dados do Censo Demográfico realizado no ano de 2014, a Barra do Ceará apresentou uns dos piores IDH-Educação e o bairro Dendê o menor IDH-Longevidade Neste sentido, o projeto Dramaturgia para Todos – Percurso e Narrativa assenta-se no foco de conhecer, analisar e trabalhar sistemicamente esses problemas latentes comunitários, por meio de oficinas participativas e colaborativas, de escuta ativa, entre educandos e educador, alunos e oficineiro, na busca de entender os percursos diversos, singulares e plurais e de (re) construir narrativas para uma vida renovada individual e coletiva. Compreender as histórias de vida e incentivar a escrita da memória, o relato vivo comunitário, para abrir espaço de mudança e transformação íntima e comunitária.  A ideia é “tocar na ferida” de forma carinhosa e acolhedora e oferecer ferramentas e técnicas de expressão oral, corporal e de escrita para um entendimento mais amplo e plural de mundo.

 

O que vamos entregar

Projeta-se a criação de textos escritos pelos 40 participantes, que reflitam a realidade comunitária da Barra do Ceará e arredores, bem como a produção de um ebook e dos 10 videos-monólogos pelos próprios jovens.

Reforça-se que os conteúdos podem estar escritos de forma documentais e factuais, semi-ficcionais ou até mesmo ficcionais, mas que espelhem ou que tenham uma associação com a vida comunitária da região em que vivem, mais especificamente a Barra do Ceará.

O objetivo maior, aqui, é levar o participante ter e exercer o seu senso observador e critico para uma atuação mais ativa na comunidade onde mora. Assim enfatiza-se que o produto final da oficina (os vídeos-monólógos) reflita uma leitura de mundo própria, individual que possa ser compartilhada nos ambientes tecnológicos digitais e em rede do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e da Casa da Vovó Dedé como associação parceira atuante na Barra do Ceará.

 

Público-alvo

Jovens na faixa etária de 19 a 29 anos residentes da Barra do Ceará e arredores.

 

Divulgação do projeto

Antes

As chamadas para a convocação de vagas oferecidas serão feitas pelas redes sociais do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e também pelos canais de comunicação digital da Associação- Parceira, a Casa da Vovò Dedé.

O oficineiro também fará um mapeamento pedagógico no bairro da Barra do Ceará com o apoio da Casa da Vovó Dedé para o convite e para a formação das 40 vagas.

 

Depois

Os 40 vídeos-monólogos produzidos no projeto Dramaturgia para todosConhecendo percursos, construindo narrativa serão disseminados nas redes sociais (Facebook, Instagram, youtube e outras ferramentais digitais) disponíveis do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e pelos canais digitais e plataforma streaming da Associação Casa da Vovó Dedé, como resultado da oficina.

Contrapartida

A proposta de realização do projeto Dramaturgia pata Todos – Conhecendo percursos, conhecendo narrativas tem um caráter social e cultural agregador e integral. Busca ofertar o ensino da escrita aos jovens e não-adultos em comunidades de vulnerabilidade social de risco na comunidade da Barra do Ceará, bem como aquelas de pouco ou quase nenhum acesso aos bens socioculturais e educativos. O formato de oficina, por meio de uma metodologia participativa, colaborativa e dialógica, contempla e está pensada para reforçar e fazer-atuar comunitário.

 

Recursos financeiros, didáticos e logísticos

Uma sala de aula com capacidade de 20 participantes contendo um projetor, papel, caneta e lápis coloridos. Também vamos precisar de um estúdio contendo Choma-Key, equipamentos de iluminação e sonorização, câmeras, para a gravação dos vídeos-monólogos.

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