Projeto Dramaturgia para todos: Conhecendo os percursos, construindo narrativas
Gênero: Literatura
CRIAÇÃO LITERÁRIA EM PROCESSO COLETIVA E COMUNITÁRIA
Apresentação do projeto
Dramaturgia é comunicação e também educação. Dramaturgia é uma reflexão da vida, é o próprio homem. Dramaturgia é para todos, e pode ser aprendida por todos. Afirmo e confirmo isso como artista, comunicador e educador. Deste modo, construi um curso de escrita no formato de oficina interativa e participativa aos jovens e adultos
A ideia nasce numa perspetiva interdisciplinar e agregadora de educação, com o objetivo de motivar, desenvolver e disseminar o ato da leitura, da escuta social, da observação de mundo e da escrita como expressão de uma realidade individual e comunitária. Uma escrita que pode ganhar o formato literária para blogs, scripts para televisão, programas de rádio e para novas tecnologias.
A conscientização da
expressão do Ser, através da criação e a produção de conteúdos num processo
participativo, colaborativo e integrador, estimulando o despertar do senso
crítico e observador do aprendente, o espírito criativo e autónomo e o debate
de ideias e visão de mundo entre os participantes.
Como fazer
Cada oficina tem a
duração é 32 (trinta e dois) horas, dividida em 05 (cinco) módulos, sendo 03
(três) aulas por semana de (02) duas horas cada, para jovens com a idade de 19 até 29 anos. Serão disponibilizadas 40 vagas para a comunidade da Barra do
Ceará e seus arredores.
A oficina em um
formato de laboratório formativo-teórico e prático-experimental traz o conteúdo
programático abaixo descrito.
(i)
A
Arte Milenar da Dramaturgia
ementa: Vamos trazer uma breve
história do surgimento da dramaturgia e a constituição da escrita dramática na
Grécia antiga e sua expansão pela Europa, o surgimento do ator e do autor, a
origem do cenário, a alma da tragédia e da comédia, bem como o conceito de medida
e desmedida na construção de um texto.
(ii)
Ferramentas
da Escrita e suas especificidades
ementa:
Vamos tratar
basicamente dos sete fundamentos para escrever um texto (mensagem, problema,
protagonista, mentor, intuição-ação e o final), bem como a descrição de
movimento, intenção e nomes de personagens, tipos de diálogos (bumerangue,
fragmentado, circular etc) e o conceito de situação e contexto.
(iii)
Mapeando
meus mundos| Conhecendo meus percursos
ementa:
Através de
exercícios práticos em sala de aula, vamos perceber os elementos simbólicos,
conceituais e vivenciais que fazem parte da memória sensorial, emocional e
afetiva do aprendente e do estar social dele. O que é igual e o que é diferente
no meu espaço comunitário e do outro.
Basicamente
vamos trabalhar aqui a escuta ativa individual e coletiva e o ato de partilhar
sensações e sentimentos pela fala e pelo corpo.
(iv)
Construindo
e escrevendo minha narrativa
ementa: As doze maneiras de começar uma
cena e vencer a página em branco. Escrever o que pensa e observar a palavra escrita.
O ritmo, a sonoridade e a palavra expressada (escrita, oral e corporal). O que
há em comum ou não entre a palavra escrita, a palavra falada e a palavra
expressada. Através de exercícios práticos em sala de aula, os aprendentes
compartilham suas ideias e seus escritos em grupo.
(v)
Eu
e o Mundo
ementa: Vamos construir do e-book, produzir e
gravar os 10 vídeos-monólogos dos aprendentes em um estúdio de TV, contendo a percepção
de mundo e habilidade narrativa de cada um. A palavra escrita, a palavra
falada, a palavra corporal e a expressão estética e visual. Os aprendentes
também vão construir a cena e o cenário dos vídeos-monólogos.
Esta proposta de oficina “Dramaturgia
para todos – Percurso e Narrativa” assenta-se na desmitificação a escrita,
na compreensão do espaço de atuação social e na aproximação inter-relacional
escola e comunidade na promoção de diálogo fecundo, enriquecedor e harmónico. Tal
proposta busca desenvolver as práticas sociais de leitura do mundo e
competências criativas mobilizadas num contexto comunitário integral, de modo a
perceber, sensibilizar e reconhecer a língua como instrumento de expressão,
comunicação, reflexão e objeto estético. Neste sentido, apresenta-se, então, um
desafio motivador e gerador de aprendizagens eficazes e significantes, que
coopere para a construção sociocultural de pessoas. Para esse efeito, o estudo
da dramaturgia é fundamental, pois permite ver as relações do ser humano com o
próximo, a sociedade e o mundo.
Assim diz o educador e filósofo francês
Edgar Morin “o milagre de um romance, uma peça de teatro como de um filme, é,
como mergulhando na singularidade de destinos individuais localizados no tempo
e no espaço, revelar a universalidade da condição humana”. Por tudo e algo mais o teatro, o cinema e a
literatura são feito de ligações, de associações, de imagens, de sons e de
pessoas. É disso que se trata esta proposta de oficinas: de filiações, de procurar
e de estabelecer relações íntimas e coletivas e propor inclusões. O ato da escrita é tão integrador e
questionador, que propõe uma nova vida, uma vida renovada.
Esta proposta ainda visa motivar a
pessoa por meio da arte da leitura e da escrita, expressando os seus anseios,
desejos, frustrações, necessidades, sonhos, pensamentos e sentimentos
múltiplos. Assim este curso propõe sessões presenciais, por meio de
metodologias ativas, colaborativas e experimentais, na modalidade de oficinas
com o intuito de aprender-fazendo e fazendo para saber. Os destinatários
deste Percursos e Narrativas deverão ter como foco conceptual as suas
preocupações, as suas inquietações, os seus sonhos e as suas ambições. O que
está em jogo, portanto, é um convite ao pensar e à reflexão mediado pela arte da
escrita e o exercicio de observação daquilo que está e acontece em mim e
perto de mim e pode ser compartilhado com o outro.
Objetivos do projeto
Ø Motivar, desenvolver e
disseminar o ato da leitura e da escrita entre os participantes;
Ø Exercitar a escrita, buscando
novos autores na comunidade;
Ø Permitir aos jovens
participantes sua própria leitura de mundo, sua voz viva de expressão;
Ø Fomentar a observação e a escuta
ativa na comunidade da Barra do Ceará e seus arredores;
Ø Integrar aluno, escola,
comunidade e família; e
Ø Produzir um e-book e 10
vídeos-monólogos que podem ser disponibilizados nas redes sociais e
dispositivos tecnológicos digitais do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria
de Cultura.
Justificativa do projeto
Segundo os índices
da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o crescimento do desemprego do
Brasil e no mundo tem crescido vertiginosamente nos últimos anos devido a
vários fatores, em especial o da educação. Isso agravado ainda mais com o
choque sofrido nos anos 2019 a 2021 com a restrição do Covid 19. O cenário é
preocupante porque muitos meninos e meninas têm abandonado a escola. Eles se
sentem desmotivados com o conteúdo didático e pedagógico apresentado e
distanciado de uma realidade local comunitária. Outro elemento que contribui
para o “deserto educativo” é o desinteresse pela leitura e pela escrita, bem
como o fato de que são jogados ao mercado de trabalho sem nenhum preparo
técnico, emocional e psicológico. O resultado dos fatores somados acima gera um
desequilíbrio social cada vez maior na escala de aprendizagem, e por sua vez,
são “causa e consequência” de um círculo vicioso do câncer urbano social
diagnosticado como pobreza e violência.
Também segundo um estudo
realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano em parceria com o
Governo do Estado analisando a situação do desenvolvimento humano em Fortaleza,
tendo como base os dados do Censo Demográfico realizado no ano de 2014, a Barra
do Ceará apresentou uns dos piores IDH-Educação e o bairro Dendê o menor
IDH-Longevidade Neste sentido, o projeto Dramaturgia para Todos – Percurso e
Narrativa assenta-se no foco de conhecer, analisar e trabalhar
sistemicamente esses problemas latentes comunitários, por meio de oficinas
participativas e colaborativas, de escuta ativa, entre educandos e educador,
alunos e oficineiro, na busca de entender os percursos diversos, singulares e
plurais e de (re) construir narrativas para uma vida renovada individual e
coletiva. Compreender as histórias de vida e incentivar a escrita da memória, o
relato vivo comunitário, para abrir espaço de mudança e transformação íntima e
comunitária. A ideia é “tocar na ferida”
de forma carinhosa e acolhedora e oferecer ferramentas e técnicas de expressão
oral, corporal e de escrita para um entendimento mais amplo e plural de mundo.
O que vamos entregar
Projeta-se a criação de
textos escritos pelos 40 participantes, que reflitam a realidade comunitária da
Barra do Ceará e arredores, bem como a produção de um ebook e dos 10
videos-monólogos pelos próprios jovens.
Reforça-se que os conteúdos
podem estar escritos de forma documentais e factuais, semi-ficcionais ou até
mesmo ficcionais, mas que espelhem ou que tenham uma associação com a vida
comunitária da região em que vivem, mais especificamente a Barra do Ceará.
O objetivo maior, aqui,
é levar o participante ter e exercer o seu senso observador e critico para uma
atuação mais ativa na comunidade onde mora. Assim enfatiza-se que o produto
final da oficina (os vídeos-monólógos) reflita uma leitura de mundo própria,
individual que possa ser compartilhada nos ambientes tecnológicos digitais e em
rede do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e da Casa
da Vovó Dedé como associação parceira atuante na Barra do Ceará.
Público-alvo
Jovens na faixa
etária de 19 a 29 anos residentes da Barra do Ceará e arredores.
Divulgação do projeto
Antes
As chamadas para a
convocação de vagas oferecidas serão feitas pelas redes sociais do Governo do
Estado, através da Secretaria da Cultura, e também pelos canais de comunicação
digital da Associação- Parceira, a Casa da Vovò Dedé.
O oficineiro também
fará um mapeamento pedagógico no bairro da Barra do Ceará com o apoio da Casa
da Vovó Dedé para o convite e para a formação das 40 vagas.
Depois
Os 40 vídeos-monólogos produzidos no projeto Dramaturgia para todos – Conhecendo percursos, construindo narrativa serão disseminados nas redes sociais (Facebook, Instagram, youtube e outras ferramentais digitais) disponíveis do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e pelos canais digitais e plataforma streaming da Associação Casa da Vovó Dedé, como resultado da oficina.
Contrapartida
A proposta de
realização do projeto Dramaturgia pata Todos – Conhecendo percursos,
conhecendo narrativas tem um caráter social e cultural agregador e
integral. Busca ofertar o ensino da escrita aos jovens e não-adultos em
comunidades de vulnerabilidade social de risco na comunidade da Barra do Ceará,
bem como aquelas de pouco ou quase nenhum acesso aos bens socioculturais e
educativos. O formato de oficina, por meio de uma metodologia participativa,
colaborativa e dialógica, contempla e está pensada para reforçar e fazer-atuar
comunitário.
Recursos financeiros, didáticos e logísticos
Uma sala de aula com
capacidade de 20 participantes contendo um projetor, papel, caneta e lápis
coloridos. Também vamos precisar de um estúdio contendo Choma-Key, equipamentos
de iluminação e sonorização, câmeras, para a gravação dos vídeos-monólogos.
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