Disciplina, uma ferramenta de desenvolvimento interpessoal e laboral



O que é a Disciplina

Etimológicamente, a palavra Disciplina origina de outra palavra bem estranha na língua portuguesa. Ou pelo mesmo não usual na escrita do dia-a-dia. É a palavra apedeuta que, por sua vez, vem do grego antigo apaideuto,  significando uma pessoa não instruída.

No grego antigo, apaideuto tinha o sentido de alguém ignorante, sem educação nem conhecimento. Seria uma pessoa menos polida, com poucas instruções, que revela sua própria ignorância por sua maneira de pensar e agir.

A palavra apaideuto vem da junção do prefixo a- com a palavra paideuo, que tem o sentido de ensinar crianças. Várias palavras na língua portuguesa começam com esse prefixo "a''. E o artigo “a” vem com um arcabouço de negação.

Mas você deve estar se perguntando aí? E o que isso tem a ver com a palavra Disciplina. Bem, para os gregos, o sentido de treinar e educar uma criança leva a um processo de busca de conhecimento e de amadurecimento. Um jogo sistemático de erros e acertos Está aí o significado de disciplinar, corrigir ou castigar. A disciplina e o castigo dos erros era considerado uma parte fundamental da educação de uma criança no sistema de ensino e aprendizagem na Antiga Grécia.

Ou seja, a Educação já nasce regida na égide da obediência e rigor. E a obediência é o conjunto de regras e normas estabelecidas por determinado grupo e para um determinado fim. A disciplina, então, tem esse padrão rigoroso que leva ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa.

Disciplina no âmbito social

Do ponto de vista social, a disciplina ainda representa a boa conduta do indivíduo. Portanto, a característica da pessoa que cumpre as ordens pré-existentes na sociedade. Neste aspecto, o oposto de disciplina é a indisciplina, quando há a falta de ordem, regra, comportamento ou de respeito pelos regulamentos prévios.




Manter a disciplina também pode estar relacionado com o ato de ser constante e regular, frequente e sistemático. Melhor explicando, ser uma pessoa de se dedicar no cumprimento de determinada tarefa para o alcance de um objetivo final. Exemplificando: “eu me dedico regularmente a escrever um artigo com 1000 palavras todas as manhãs como exercício do Curso de redação web.”

Ter disciplina no estudo e no trabalho é fundamental para o bom desempenho de qualquer pessoa. Só com uma regularidade, no tempo e no espaço, é que se pode mensurar dificuldades e facilidades e, por sua vez, promover avanços das tarefas pré-estabelecidas. Saber onde estar errando ou onde estar acertando. 

Ter disciplina no estudo e no trabalho auxilia a conhecer o problema/desafio que tem a sua frente, dimensionar e organizar passo-a-passo suas tarefas e começar, de forma mais segura, na execução de um determinado projeto.  


Disciplina no ensino e aprendizagem

Como já visto, a Disciplina é intrínseca ao ato de ensinar e aprender. Ela nasce na origem mais remota do ecossistema de educar. Sem ela acredita-se que a humanidade não chegava ao que somos, vemos e temos hoje. Só com Disciplina, muitas vezes associada a Persistência e a Curiosidade, que estudiosos tenham avançado em cálculos matemáticos, descoberto novos sistemas biológicos e sociológicos e construído novas invenções e equipamentos tecnológicos. 

Mas, mais além, do que uma habilidade conseguida e burilada de todo homem e mulher, a Disciplina, pode ser vista como uma ferramenta de desenvolvimento individual e coletivo. Sim porque antes de agir, de se concretizar, de se manifestar no estar social, uma ideia que se evolui a um projeto, passa por um amadurecimento interno.

É através de um processo de estudo, ideia-observação-análise-experimento, que toda criação ou todo produto torna-se visível aos olhos da humanidade. Ou seja, antes de ser produto, adquirir forma ou formato, a ideia passa e repassa por um processo de construção interna e, a seguir, leva à exposição visível. Isso só é possível por meio de um estado disciplinar. Este, por sua vez, tem uma ligação estreita no exercício amplo, aberto e consciente de ensino e aprendizagem.

Disciplina como consciência de um autoconhecimento

A Disciplina é um comportamento, um estado de espírito, que todo homem e mulher tem que entender e incorporar para o auxílio de um desenvolvimento físico, mental, emocional e, até porque não dizer, espiritual.  

 

A Disciplina tem que fazer parte de todo homem e mulher como combustível indispensável na evolução da consciência de ser, estar e agir no mundo. Uma ferramenta essencial ao conhecimento e ao autoconhecimento. Já que viver nada mais é do que educar e se educar. A vida é uma conexão e interconexão de relações simples e plurais, tensas e fragmentadas, com as pessoas que nos rodeiam no ambiente familiar, laboral e social.

E, por fim, ter Disciplina pode trazer uma clara noção de quem somos e de como estamos, servir de diapasão interno e externo, na busca eficiente de um caminho melhor de convívio íntimo e coletivo. 

Tudo isso é importante pensar, refletir e entender para se ter uma clareza maior quando se fala no processo de ensino e aprendizagem. Que mesmo, para os antigos gregos, a Disciplina tenha estado relacionada com Obediência e Castigo. Que mesmo na época mais remota da Educação, a Disciplina tem surgido como caráter mais repressivo e rigoroso. A Disciplina serve e é um arcabouço essencial para a postura humana frente aos desafios e aos problemas enfrentados. Também como esse esqueleto comportamental que alicerça e conduza para uma concentração messiânica na execução de tarefas acadêmicas, cinetificas e profissionais. 






A Disciplina tem que ser entendida como competência necessária para o conhecimento e para o autoconhecimento. Verdadeiramente, uma ferramenta para o desenvolvimento humano e holístico pessoal, interpessoal e laboral. É uma mais-valia para qualquer indivíduo e para humanidade essa compreensão do que é e para que serve a disciplina. Suponho que, na antiguidade, ela era vista e entendida desta forma. Daí, ser um destaque especial ao rigor disciplinar no processo de ensinar e aprender. A Educação era a ciência das Ciências na Antiga Grécia.  



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